sábado, 17 de maio de 2014

Gestão Democrática e Participativa: relatos das possibilidades


Uma Experiência em
Gestão Democrática
 Sarapuí é um município do interior do estado de São Paulo, com   aproximadamente   9027  habitantes,      próximo     aos  municípios de Itapetininga e Sorocaba, possui duas escolas estaduais que atendem  alunos do Ensino Fundamental das séries finais e Ensino Médio. Uma delas recebeu a alguns anos,  duas alunas surdas no Ensino Fundamental,  fazendo  uso de comunicação gestual criada no seu ciclo familiar sem  conhecimento da LIBRAS e/ou da  língua portuguesa e/ou do sistema da escrita.
Esta escola se mobilizou em buscar formas para ajudar o bom desempenho destas alunas, discutindo com seus pares e entrando em contato com Diretoria de Ensino. Movimento este que gerou na contratação de professores interlocutores, que preocupados o desempenho das alunas, pensaram em realizar um projeto de divulgação e ensino da LIBRAS na escola.

 Esta ideia  foi discutido com a coordenação e os gestores da escola que apoiaram e ajudaram a sistematizar a elaboração  e publicação do projeto no sistema de cadastro da SEE. Sendo aprovado as professoras interlocutoras junto com as coordenadoras organizaram  a realização de um curso para todos os alunos onde os professores foram convidados  e participaram, desta forma,  envolveram toda a escola nesta ação de sensibilização e aprendizagem desta nova língua, que favoreceu o entrosamento das alunas em todos os espaços escolares, em um  melhor desempenho nas aulas e consequentemente melhor qualidade na aprendizagem escolar. Parabéns para a escola.

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