Uma Experiência em
Gestão Democrática
Sarapuí é um município do interior do estado
de São Paulo, com aproximadamente 9027 habitantes, próximo aos municípios
de Itapetininga e Sorocaba, possui duas escolas estaduais que atendem alunos do Ensino Fundamental das séries finais
e Ensino Médio. Uma delas recebeu a alguns anos, duas alunas surdas no Ensino Fundamental, fazendo uso de comunicação gestual criada no seu ciclo
familiar sem conhecimento da LIBRAS e/ou
da língua portuguesa e/ou do sistema da
escrita.
Esta
escola se mobilizou em buscar formas para ajudar o bom desempenho destas alunas,
discutindo com seus pares e entrando em contato com Diretoria de Ensino.
Movimento este que gerou na contratação de professores interlocutores, que preocupados
o desempenho das alunas, pensaram em realizar um projeto de divulgação e ensino
da LIBRAS na escola.
Esta ideia foi discutido com a coordenação e os gestores
da escola que apoiaram e ajudaram a sistematizar a elaboração e publicação do projeto no sistema de cadastro
da SEE. Sendo aprovado as professoras interlocutoras junto com as coordenadoras
organizaram a realização de um curso
para todos os alunos onde os professores foram convidados e participaram, desta forma, envolveram toda a escola nesta ação de
sensibilização e aprendizagem desta nova língua, que favoreceu o entrosamento
das alunas em todos os espaços escolares, em um
melhor desempenho nas aulas e consequentemente melhor qualidade na
aprendizagem escolar. Parabéns para a escola.
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